"As escolas e os professores enfrentam desafios que exigem
a redefinição, a reconstrução e a reinvenção de concepções e práticas que têm
prevalecido nos sistemas educativos desde o século XIX. Entre as pressões para
a obtenção de resultados a qualquer preço e as perspectivas ultra
relativistas que tendem a ignorar os resultados e a relevância dos
conhecimentos académicos, é necessário utilizar novas racionalidades que nos
ajudem a enfrentar os desafios da educação e da formação contemporâneas.
Precisamos de professores, profissionais do ensino, que se
assumam como intelectuais, como observadores qualificados das realidades em que
estão inseridos. Profissionais que pensem o currículo como um projeto de
inteligência, um projeto de conhecimento, com profundas implicações na vida
social, económica e política das crianças e dos jovens. (...) A
investigação tem mostrado que a avaliação pedagógica, orientada para a
distribuição de feedback de qualidade e para as aprendizagens,
melhora “dramaticamente” o que os alunos sabem e são capazes de fazer. E isso é
uma conquista inestimável que está ao nosso alcance."
Direção
Geral de Educação
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