28 de outubro de 2018

Estabelecer critérios de sucesso



Estabelecer critérios de sucesso (rúbricas, em castelhano; rubrics, em inglês) para uma tarefa é um dos aspetos que, de acordo com a investigação, pode constituir um factor de sucesso.

Trata-se de um instrumento cujo objetivo principal é estabelecer e dar a conhecer (se for divulgado...) os critérios para a realização das tarefas de aprendizagem e avaliação com os alunos, e revela também as expectativas para a conclusão dessas tarefas em relação aos diferentes graus de realização. Isso ajuda o aluno a tomar consciência do nível máximo de concretização desejável e da "distância" a que o aluno se encontra nesse referencial.

Os critérios de sucesso, ou níveis de desempenho, podem ser definidos de forma global (não separa partes de uma tarefa) ou de forma analítica (avalia cada parte de uma tarefa ou de um conjunto de tarefas). 

A estrutura dos critérios de sucesso / níveis de desempenho é composta pelos parâmetros a avaliar, pelos níveis de desempenho (1 a 5 ou outros) e o descritor de desempenho para cada parâmetro correspondente a cada nível.


O meu contributo para o estabelecimento de alguns critérios de sucesso podem ser consultados aqui. Outros estão em fase de conclusão.


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