2 de janeiro de 2019

Compreender os mecanismos do cérebro e da memória


Efrat Furst é uma neurocientista cognitiva cujo trabalho tem sido aproveitado para promover a comunicação entre as ciências cognitivas e a educação. Para quem te interesse neste ramo do saber, de extrema importância para todos os professores, e se sente à vontade na língua inglesa, recomendo o blogue de Efrat Furst, "Bridging (Neuro) Science & Education". 

Vale a pena ler os seguintes artigos, com componente visual para mais fácil compreensão, nos quais são explicados os mecanismos da memória 

- "Learning in the brain" (como funcionam a memória de curto prazo e a memória de longo prazo)
- "Reconsolidation" (o destino "da memória" depois de ser criada, armazenada e recuperada)

Qual é a importância de tudo isto? Toda. Se nos lembrarmos que somos professores que planificamos aulas com conteúdos e conceitos, e que propomos tarefas cognitivas e testamos conhecimentos, fazendo apelo aos mecanismos da memória, conhecermos o funcionamento da memória de curto prazo e de longo prazo poderá ajudar a fazer a diferença para as aprendizagens que queremos que os nossos alunos façam.

Ainda a propósito, a ligação para um artigo de Daniel T. Willingham, intitulado "What will improve a student's memory", com implicações muito práticas para a sala de aula e para o papel do professor.

Sem comentários:

Enviar um comentário