4 de setembro de 2018

Lembrar para aprender

"Quando pensamos na aprendizagem, normalmente focamos em tentar colocar mais informações dentro da cabeça dos alunos. E se, ao invés disso, focássemos em tirar as informações da cabeça deles?"
Baseamos a nossa prática naquilo que aprendemos e raras vezes assentamos os pressupostos da nossa ação na sala de aula nos resultados da investigação sobre as ciências cognitivas. Para não falar nos mitos em que continuamos a acreditar e que enformam muitas das nossas ideias.

"Retrieval practice" (prática de lembrar) é um excelente exemplo de uma metodologia assente na investigação e que, de acordo com os estudos, tem impacto significativo nas aprendizagens conseguidas, sobretudo ao nível da capacidade de retenção e na memória de longo-prazo.

Para obter o guia em português, aceder aqui e inserir os dados para envio por email. Para conhecer mais a fundo sobre esta metodologia, aceder à página eletrónica de retrievalpractice.org

Sem comentários:

Enviar um comentário